Al utilizar Celtiberia.net, asumes, por tu honor, no hacer uso de las informaciones aquí publicadas para destruir, expoliar ni realizar actividades ilegales relacionadas con el patrimonio, en ninguno de los lugares aquí detallados.

PORTUGAL Braga
Clasificación: Iglesia/Monasterio
Información mantenida por: bracarense
Mostrada 9.062 veces.


Ir a los comentarios

Capela de São Frutuoso

A pequena capela de São Frutuoso de Montélios deve a sua existência a São Frutuoso, bispo de Dume e Braga durante a época visigótica, que aqui escolheu ser sepultado no século VI. À sua volta existia um conjunto monástico bem maior, centro religioso da região neste período, mas que terá sucumbido muito provavelmente no início do século XVI quando se procederam às obras de reedificação do Mosteiro por parte dos franciscanos. Único elemento de todo esse conjunto original que chegou até aos nossos dias, a Capela de São Frutuoso constitui um testemunho ímpar da Alta Idade Média em território português. A primitiva edificação de época visigótica seguiu um modelo orientalizante (ravenaico-bizantino), vigente na capital do reino, Toledo: planta em cruz grega; exterior decorado com arcos cegos, alternadamente de volta perfeita e em mitra; torre quadrangular sobre o cruzeiro, com cobertura em quatro águas. No século X, reconquistada a região e iniciado o repovoamento, a Capela foi objecto de uma reconstrução, que lhe conferiu o aspecto interior que hoje possui. As ábsides, que eram de planta quadrangular, passaram a ter planta semicircular, e à entrada de cada uma construíu-se uma tripla arcada de arco em ferradura, verdadeira iconostasis, que compartimenta o espaço de acordo com a liturgia hispânica, então em vigor. Ao longo dos séculos o edifício manteve-se intacto, tendo sofrido apenas algumas alterações exteriores, fruto do adossamento de algumas construções. Na primeira metade do século XX, quando a DGEMN iniciou as obras de restauro, a pequena capela significou um problema insolúvel de História da Arte, discutindo-se, então, se o edifício era visigótico ou pertencia ao ciclo construtivo do século X. A celeuma eternizou-se e a obra foi deixada inacabada ao nível das coberturas e alguns enchimentos das paredes, facto ainda hoje bem visível para quem visita o monumento.

Cómo llegar y horarios

Acessos: EN 201, saída de Braga em direcção a Ponte de Lima; a capela está localizada em São Jerónimo de Real, Lugar de Montélios. Horário: Verão (Abril a Setembro) 9:30 - 12:30 14:00 - 17:30 Inverno (Outubro a Março) 9:00 - 12:30 14:00 - 17:00 Encerra às segundas-feiras todo o dia, terças-feiras de manhã, primeiro domingo de cada mês e feriados nacionais.


El poblamiento fue geoposicionado por bracarense.


Volver arriba

Comentarios

Tijera Pulsa este icono si opinas que la información está fuera de lugar, no tiene rigor o es de nulo interés.
Tu único clic no la borarrá, pero contribuirá a que la sabiduría del grupo pueda funcionar correctamente.


  1. #1 PG-DF 24 de sep. 2006

    Para más información:

    http://logotur.e.telefonica.net/arterural/SFRUCTU/SFRUCTUficha.htm

    Un saludo

  2. Hay 1 comentarios.
    1

Si te registras como usuario, podrás añadir comentarios a este artículo.